Irmã Liliana retorna a casa paterna

 

Nesta segunda-feira,22, faleceu na cidade de Belo Horizonte/MG, Irmã Liliana Desuma. Italiana, Irmã Liliana foi uma das irmãs que abriram a missão de nossa Congregação no Brasil, juntamente com outras cinco irmãs. Com testemunho de amor e fidelidade nossa irmã deixa saudades mas, acima de tudo, um sentimento de grande gratidão por tudo o que representa para a Congregação e a cada uma de nós.

Um de seus amigos, padre Francesco, se despede com uma carta, da qual usamos das palavras para lhe prestar nossa homenagem:

“Cara Ir. Liliana,

Hoje o meu celular tocou para me dar a notícia do seu “adeus”. 
Jamais esquecerei o bem que você me fez, com sua presença materna e carinhosa, sobretudo quando perdi minha avô e minha mãe.

Quantas vezes conversávamos sobre a nossa Itália, com amor pela nossa terra de origem, mas sem saudade, porque ambos experimentamos o calor do povo brasileiro, sobretudo dos mais pobres. Você e eu, amamos muito o Brasil!

A sua missão na Terra de Santa Cruz começou em 1954. Desde então, você, querida Irmã Liliana, como Jesus, “passou fazendo o bem”. Quantas crianças devem a você sua educação! Quantas Irmãs, devem a você sua vocação! E, assim, com humildade, sem exibicionismo, fez o Reino de Deus crescer no meio de nós.

Hoje, com a mesma humildade franciscana, você nos deixa. Sim, como boa missionária de Jesus, combateu o bom combate, terminou a corrida e manteve firme a fé. Desta fé, eu e tantas outras pessoas, somos testemunhas. Diante da doença ou da fraqueza do corpo nunca lhe vi desistir. Você, compreendeu a vida como serviço, um serviço a ser dado sem restrições, até o último suspiro. E assim foi.

Obrigado irmã Liliana pelo exemplo que de você herdamos, isto é, que a vida consagrada é uma vida de plena realização para quem se sente totalmente possuído por Deus e serve por amor, mesmo quando a idade avança. Sim, porque o amor não tem idade, é eterno.

Querida Irmã Liliana, vejo você entrando no Paraiso. Se pudesse cantar uma música, neste momento cantaria aquela que você mais adorava: “O Sole mio”. Era a música que alegrava nossos dias de festa. E hoje, no Céu, é festa. Hoje o Sol, que é Cristo, brilha diante de você e lhe diz: “Venha o minha esposa!”.

Um dia nos encontraremos de novo, Irmã Liliana. Sentarei ao seu lado, como já fizemos inúmeras vezes nesta terra, partilharemos os fatos da nossa vida e cantaremos pela eternidade, onde você hoje entra com a lâmpada acesa.

Irmã Liliana, olhe para nós do Céu. Olhe para a sua amada Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor, pela qual não poupou esforços. Olhe para a comunidade de Venda Nova, na qual sua falta será grande e sobretudo para Irmã Rosaly, o braço que Deus lhe colocou ao lado para se apoiar noite e dia. Tenho certeza que todos estaremos presentes em sua oração diante do Senhor da Vida.

Vai em paz, Irmã Liliana! Deus é bom e você foi para nós um raio da sua bondade infinita.
A… Deus!”

Padre Francesco Sorrentino, PIME.

*Não deixe de conhecer Irmã Liliana através de seu vídeo gravado em 2015, clicando aqui!

 

Endereço

Rua Sagrada Família, 120
Bairro: Bela Vista
Teixeira de Freitas - Bahia
CEP: 45997-025
E-mail: faleconosco@ifrans.org.br
Fone: (73) 3292-4800