Jovens argentinos respondem ao Papa: “Juntos renovemos a história”

Na conclusão do II Encontro Nacional da Juventude Argentina, os jovens respondem à mensagem vídeo enviada pelo Papa Francisco convidando-os a “renovar a história” junto a Cristo.

 

“Nestes dias em que compartilhamos a diversidade e riqueza que temos no nosso país, fomos questionados pela realidade que vivemos e chamados pela nossa história”, com estas palavras os jovens argentinos expressaram sua alegria na mensagem final de encerramento do II Encontro Nacional da Juventude da Argentina, celebrado de 25 a 27 de maio na cidade de Rosário, em Santa Fé e que contou com a participação de mais de 18 mil jovens.

Jovens protagonistas da Igreja Missionária

Um dos momentos mais esperados foi a apresentação da mensagem vídeo do Papa Francisco dedicado à juventude argentina, na qual o Pontífice dirigiu palavras de encorajamento e carinho exortando-os a perseverarem no caminho da fé cristã, sem desanimarem pelos possíveis obstáculos que podem surgir ao longo da vida.

“Coloquem os tênis, saiam com a camiseta de Cristo e lutem por seus ideais. Vão com Ele curar as feridas de muitos dos nossos irmãos que estão à beira da estrada, vão com Ele para semear esperança nos nossos povos e cidades, vão com ele para renovar a história”, disse-lhes o Sucessor de Pedro.

A resposta dos jovens ao Papa não se fez esperar: “Queremos ser jovens com o brilho da esperança. Fiéis pelas nossas convicções e protagonistas da Igreja missionária, queremos construir uma sociedade que não seja alheia à pobreza, nem à exclusão, mas que procure sempre o bem-comum, amando a diversidade e empatizando com os mais vulneráveis”.

 

A juventude argentina “fará barulho” como pede o Papa

E não se trata apenas de uma resposta teórica por parte da juventude, pois estas palavras foram colocadas em prática: durante os três dias do encontro nacional, os jovens puderam “fazer barulho” nas periferias de Rosário, assim como pede o Santo Padre aos jovens, em alusão à “Igreja que sai às ruas”, luta por seus ideias e é fiel nas suas convicções.

Assim fizeram as futuras gerações deste país, cumprindo gestos missionários, visitando idosos, crianças e os internos da Unidade Penitenciária de menores nº 16.

Também houve espaço para as adorações eucarísticas, a troca de experiências de vida e o momento de ouvir atentamen

te a mensagem que lhes foi enviada pelo Papa Francisco, da qual destacaram a seguinte frase: “Todo jovem pode renovar a história. Jesus conta com você… com todos nós, com cada um de nós. Convido-os a serem partícipes, protagonistas do coração deste importante evento eclesial. Não fiquem à margem, comprometam-se, digam o que pensam…”.

Deus não é “quadrado”, é amor

Na mensagem sua final, os jovens argentinos falaram sobre as grandes dificuldades que atravessa a sua sociedade e às que, segundo manifestaram, não podem ser esquecidas e pedem um verdadeiro compromisso para sua transformação: “Nos sustenta a fé de um Deus próximo, amigo, que está entre nós, nos sorrisos, nos olhares, nos abraços e nos gestos concretos com os outros. Cremos em um Deus que … não é quadrado, que inclui, que não conhece diferenças e principalmente escuta os que não têm voz. Este Deus é companheiro, nos conduz respeitando a nossa liberdade, nos perdoa, nos sustenta e nos cuida. Este Deus de coração enorme, é ternura, paciência, esperança e consolo. É amor”.

A juventude… está perdida?

“Ouvir expressões como ‘a juventude está perdida’ pode nos levar a pensar que não temos valor, que não servimos para nada. Ma

s, é realmente assim?”, perguntam-se os jovens argentinos, garantindo que não se pode permitir que seus talentos sejam ocultados; já que são dons de Deus e tesouros que o mundo está deixando de conhecer e portanto “animam a todos a seguir realizando sonhos juntos”.

“Hoje queremos recordar e agradecer aos jovens que nos precederam, demonstrando que a civilização do amor não é uma utopia, mas uma realidade que se concentra quando duas ou mais pessoas decidem apostar no amor. Agora é nosso tempo, tempo de divulgar sonhos, transformar realidades, testemunhar apaixonadamente que Deus está vivo, que n’Ele se renovam todas as coisas”, sublinharam em seus escritos.

Os jovens concluem sua mensagem aceitando com entusiasmo o convite para “renovar a história” proposta pelo Papa:

“Com Maria, nossa Mãe, animemo-nos a dizer Sim, à vontade do Pai para dizer a Jesus por meio da realidade que nos circunda; que assim como Ela, agiremos com coragem diante do chamado de Deus, confiando no auxílio do Espírito Santo, para poder gritar junto com o povo: ‘com vocês renovamos a história’”.

Endereço

Rua Sagrada Família, 120
Bairro: Bela Vista
Teixeira de Freitas - Bahia
CEP: 45997-025
E-mail: faleconosco@ifrans.org.br
Fone: (73) 3292-4800