Vocacional

 

 

ORAÇÃO VOCACIONAL (Província de Nossa Senhora de Guadalupe)

Altíssimo e bom Senhor, vós que benignamente nos chamastes ao seguimento radical de Jesus Cristo, dai-nos a graça de vivermos com fidelidade a nossa vocação. Que possamos sempre vos perguntar como São Francisco: “Senhor que queres que eu faça?” Despertai em vossa Igreja santas vocações leigas, sacerdotais, religiosas, matrimoniais e missionárias para o anuncio do vosso Reino e realização da vossa vontade. Que a Virgem Maria, exemplo de disponibilidade e Mãe das vocações, seja modelo e interceda por nós. Amém

                                                                                                                              O que é vocação?

A palavra “vocação” refere-se sempre ao ato de chamar, de escolha e de disposição para algo ou para alguma missão. Pelo Batismo, somos chamados a uma vida cristã como filhos e filhas de Deus.

Quem é chamado?

Há uma só vocação, que vem de Cristo: a vocação à santidade. Está é comum a todo batizado. Jesus convida a segui-lo, cada um da própria situação em que se encontra. Vinde comigo (Mc 1,17). Não se trata só de adesão interna, mas de unir-se a Jesus em seu projeto de vida. Na Igreja há modos específicos de vivermos esta vocação comum: uns se unem para formar família pela vocação matrimonial, outros são testemunhas no mundo pela vocação laical, os de vocação sacerdotal são ordenados para servir ao povo e outros se consagram por meio de conselhos evangélicos, vocação religiosa.

O que são os votos?

Ele chama Doze para estarem com Ele e para enviá-los a pregar o seu Evangelho. O centro da eleição é para que estivessem com Ele. Não é pura adesão intelectual, mas adesão ao seu modo de viver. Os discípulos prolongam a presença e a obra de Jesus. A vocação religiosa se baseia na própria vida de Jesus que se dedicou inteiramente à vontade do Pai: Voto de Obediência; se entregou totalmente por amor: Voto de Castidade; se fez pobre para estar com os preferido do Reino: Voto de Pobreza! Estes são os chamados Conselhos Evangélicos que os que se consagram prometem viver para serem testemunhas na Igreja.

Um só é o Espírito, mas muitos os carismas. A forma de viver os Conselhos Evangélicos diferem as famílias e congregações religiosas. Dentre tantos carismas, para o bem da Igreja, há o Carisma Franciscano: chamados por Deus para o seguimento das pegadas de Jesus Cristo, vivendo em fraternidade e minoridade segundo a forma de vida de São Francisco. A nossa forma vida é “observar o santo o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, vivendo em obediência, sem propriedade e em castidade” (RB I,1). É portanto a vida que se firma e afirma como seguimento a Cristo.

A Fraternidade: Além de ser de Cristo e viver para Cristo, ser franciscano é viver em fraternidade! Por vocação, ser irmão de seus irmãos e viver como irmão de todas as criaturas.

 Franciscanas do Senhor?!

Depoimento 1: Primeiras Irmãs no Brasil

Depoimento 2: Primeira Irmã Brasileira

Fundamentada no Carisma Franciscano, o Carisma das Irmãs franciscanas do Senhor é inspirada na vida de seu fundador, Padre Angelico Lipani. “No breve tempo em que viveu soube traçar magistralmente , mais com o exemplo do que com as palavras, a meta do projeto que lhe fora sugerida do Espírito, deixando como herança a inspiração franciscana e o amor a duas virtudes que o distingue os santos: a humildade e a pobreza em espírito. (…) Se preocupou não apenas de viver para si a fé e a esperança, mas de transmiti-las para os demais sobretudo a nós que vivemos a sua herança espiritual” (Madre Giacinta Cammarata ), resumida em uma frase dita em seu leito de morte às Irmãs: “ Fazei-vos santas como santo eu quero ser”.

Quero saber mais!                

Comunidade Vocacional Nossa Senhora dos Anjos

Rua Vaticano, 70, Ulisses Guimarães -CEP 45995-000 – Tel. (073) 3291-1602 –  Teixeira de Freitas, BA

ou

  • Instituto Francisco de Assis – Rua Sagrada Família, 120 – CEP 45997-025 – Tel. (073) 3292-4800 –  Teixeira de Freitas, BA.

E-mail: faleconosco@ifrans.com.br

Endereço

Rua Sagrada Família, 120
Bairro: Bela Vista
Teixeira de Freitas - Bahia
CEP: 45997-025
E-mail: faleconosco@ifrans.org.br
Fone: (73) 3292-4800