top of page

1954

PRIMEIRAS IRMÃS NO BRASIL

Vídeo: jubileu de 60 anos

A chegada das Irmãs Franciscanas ao Brasil deve-se ao convite de Frei Jorge de Módica e ao inflamado zelo missionário de Irmã Annina Ragusa, Madre Geral, que acolheu imediatamente o pedido da Igreja no Brasil. Era 22 de maio 1945 Era 22 de maio de 1945, quando desembarcaram no Rio de Janeiro Madre Annina Ragusa, Irmã Margarida Palermo, Irmã Liliana Desumma, Madre Crescência, Irmã Pierina e Irmã Virgínia.

1955

BAEPENDI E MANTENA

A Obra Social no Morro do Turano, hoje Morro da Liberdade, no Rio de Janeiro, foi o primeiro lugar de missão. Em 19 de junho do mesmo ano, Ir. Liliana Desumma e Ir. Carla Ippólito, foram atender ao pedido da população de Mantena – MG, que manifestaram a necessidade  através de haver na cidade  um espaço para acolher e amparar as crianças necessitadas de Mantena e Região. Em Mantena, a missão teve início com a criação Instituto Nossa Senhora de Fátima, acolhendo as crianças órfãs e ministrando aula de Jardim de Infância e do primário.

Irmã Júlia Brunetti e Irmã Jorgina Moreira Mattos são as primeiras vocações  brasileiras a ingressarem na Congregação e juntamente com Irmã Margarida Palermo, Madre Crescência Girlando, foram enviadas para Baependi, sul de Minas Gerais, no dia 02 de dezembro de 1955, a convite do Cônego Francisco Pedro Ferreira o que se tornaria a Associação Beneficente Nhá Chica, reservatório caritativo da herança espiritual da Bem aventurada Nhá Chica.

1964

HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO

A primeira pedra lançada para a edificação do Hospital São Vicente de Paulo se deu no ano de 1952, pelo grupo de Vicentinos liderados por Frei Jorge de Módica. No dia 05 de fevereiro 1963 o Hospital, ainda em construção, foi doado para a Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor.

1965

INSTITUTO FRANCISCA PAULA DE JESUS – NHÁ CHICA

Em 1965 foi inaugurado o Instituto Francisca Paula de Jesus, tendo como prioridade a educação, nos cursos de Jardim de Infância, Alfabetização e Curso Primário. Uma pequena casa de família foi adaptada para essa finalidade. Iniciou-se a escola com uma turma de Jardim de Infância e Alfabetização. No ano seguinte, aumentaram-se as turmas e dividiu-se o número de alunos em dois turnos.

Na medida em que foi terminando o primeiro andar do novo prédio, mesmo inacabado, já foram sendo ocupadas as salas de aula. As Irmãs, durante vários anos, ficaram sem habitação própria. À noite, elas se acomodavam da melhor maneira que podiam: algumas no corredor e outras na sala de aula onde eram colocados no chão os colchões. Refeitório, também, não havia, passando-se assim vários anos. Os pais dos alunos, curiosos muitas vezes, perguntavam: ”onde ficam as acomodações das irmãs”? A resposta era sempre a mesma: “lá para dentro”. Só que o “lá dentro” não existia.Hoje, com a graça de Deus, estamos colhendo os frutos do bom trabalho e sacrifícios das primeiras irmãs realizado ao longo destes anos, onde se    mantém a Educação Infantil e o Ensino

1984

 TEIXEIRA DE FREITAS

Assim que tomou posse da Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas Dom Antônio Elizeu Zuquetto, fez o convite às Irmãs, através da Madre Giacinta Camaratta, para a realização dos trabalhos em sua diocese.

Em sete de fevereiro de 1984, chegaram ao Centro Diocesano de Formação as Irmãs Mª. Cristina Alves Ribeiro, Mª Celina Lemos e Aída Ferreira Martins, onde por dois anos aí moraram e prestamos serviço de administração até 1989.

Por motivo de sobrevivência das Irmãs e pelo desejo de prestar um serviço de qualidade à comunidade de Teixeira de Freitas, na área de Educação, 1986 somando as experiências vividas, em outras obras da Congregação, iniciou-se à construção do Instituto Francisco de Assis com recursos exclusivos da Congregação, inaugurado em 1988

1885

INSTITUTO SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Entre 1982 E 1983 a casa do Noviciado foi transferida de Venda Nova para o bairro Santa Inês, na  rua Itacarambi, sob a direção de Irmã Maria Luíza, permanecendo ali até 1985

A Congregação adquiriu um lote onde foi realizado o projeto de construção da “Casa de Formação”.

A presença de Deus se fez de forma impressionante, através da acolhida do projeto de formação das Irmãs, na paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, na Pessoa carinhosa de carinhosa do Mons. Lídio Murta, fazendo-se campanhas e festas para arrecadar dinheiro em benefício da construção da casa, ajudando-se com tijolos e materiais de construção.

1984

BOLÍVIA

A Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor chegou a Cochabamba – Bolívia no dia 28 de abril de 1984.  As pioneiras foram: Irmãs Giovana Falla, Inocência da Silva e Maria Águeda Peixoto Cardoso. As primeiras atividades foram na Pastoral e na Catequese de primeira Eucaristia e Crisma e também como Professoras de religião nas escolas do bairro. Foi um tempo muito difícil e crítico. Só em 18 de fevereiro de 1986, uma sede própria: Casa de Formação Santa Maria dos Anjos. No dia 12 de julho de 1991 foi fundada uma segunda casa das Irmãs Franciscanas do Senhor, em Cochabamba. No dia 04 de outubro de 1995 foi fundado o Centro Educativo “San Francisco de Asis”

1991 

NOVA ALMEIDA

Em fevereiro de 1991 chegavam a Nova Almeida Irmã Mariza e um grupo de aspirante, provindas da Fraternidade de Mantena, Minas Gerais, com a finalidade de estudar Enfermagem na Universidade Federal do Espírito Santo.

E logo as pessoas ali residentes pediram a constituição de uma Fraternidade de Irmãs para servir nas pastorais e catequese da paróquia. Em seguida, teve início, com a Irmã Margarida Palermo, a construção do Instituto Franciscano, uma casa para retiro e acolhida aos idosos. Sua fundação data de vinte e 8 de novembro de 1991.

1985

INSTITUTO SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Entre 1982 E 1983 a casa do Noviciado foi transferida de Venda Nova para o bairro Santa Inês, na  rua Itacarambi, sob a direção de Irmã Maria Luíza, permanecendo ali até 1985

A Congregação adquiriu um lote onde foi realizado o projeto de construção da “Casa de Formação”.

A presença de Deus se fez de forma impressionante, através da acolhida do projeto de formação das Irmãs, na paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, na Pessoa carinhosa de carinhosa do Mons. Lídio Murta, fazendo-se campanhas e festas para arrecadar dinheiro em benefício da construção da casa, ajudando-se com tijolos e materiais de construção.

1999

IRMÃ MARGARIDA PALERMO

No dia 05 de outubro de 1999, esta Fraternidade foi visitada pela Irmã Morte. Morre em Turim, na Itália, Irmã Margarida, que estava de férias junto a sua família. Todas as Irmãs brasileiras fizeram sua primeira experiência de perda e despedida de uma de suas irmãs, muito amada e querida. Incansável promotora vocacional! Que ela, na comunhão dos Santos, interceda ao Pai pelo povo brasileiro que ela tanto amou. Na morte de Irmã Margarida foi-nos permitido colher a síntese de sua personalidade, firme e ousada, desbravadora e cheia de confiança na Providência do Senhor. Passou por nós com a pureza e com a singeleza de uma flor, a margarida.

1997 

LAR FRANCISCANO

Em 1997, na inauguração do Lar Franciscano, assim escreve Irmã Júlia: “ Nós, Irmãs Franciscanas do Senhor, recebemos mais uma grande Benção de Deus com o acréscimo de mais uma instituição beneficente em nossas atividades, o  Lar Franciscano, obra assistencial pertencente ao Instituto Francisca Paula de Jesus”. Sua finalidade: Amparar Idosos Carentes. Foi com grande júbilo que, no dia 25 de outubro de 1997, houve a inauguração oficial da mesma. No início de setembro, ainda com a obra incompleta, já aceitamos alguns idosos muitíssimo carentes.

2000

COMUNIDADE VOCACIONAL SANTA MARIA DOS ANJOS

No ano 2000, a Casa de Formação foi transferida para o bairro Ulisses Guimarães, uma das periferias da grande Teixeira de Freitas, com os objetivos da Fraternidade Formadora de conviver com os pobres, aprendendo deles a ser pobres também, e, desenvolver atividades de promoção social.

As formandas desempenham atividades pastorais na Comunidade de Bom Jesus. Em casa socorrem os pobres, através do atendimento da medicina popular e através da Escola Educandário Paz e Bem.

1998

 INSTITUTO SANTA CLARA – UBERLÂNDIA

Desde 13 de maio de 1998 a convite do Exmo. Sr. Bispo Diocesano Dom José Alberto Moura, a Congregação chegou ao Triângulo Mineiro , para o trabalho de formação de liderança nas Pastorais de Catequese e Vocacional e irmã funcionárias da Cúria Diocesana.

2000 

LAR SANTO ANTÔNIO

Dia 07 de junho do ano 2000, deu-se  início ao funcionamento do Lar Santo Antônio com a presença das irmãs Verônica Ramos e Irmã Francisca e com a chegada das primeiras internas.

2003 EDUCANDÁRIO PAZ E BEM

As atividades no Educandário Paz e Bem foram iniciadas em fevereiro de 2003 atendendo a mais de trezentas crianças carentes da Educação a quarta série do ensino Fundamental, através de convênios. É uma extensão do Instituto Francisco de Assis.

SUPERIORAS REGIONAIS E PROVINCIAIS

MADRE CRESCÊNCIA GIRLANDO – 1954 – 1965

MADRE MARIA PACE CURRADO – 1966 – 1972

MADRE MATILDE GALEANO – 1974 – 1979

MADRE GIACINTA CAMARATTA – 1979 – 1985

MADRE JÚLIA BRUNETTI – 1987 – 1996

MADRE MARIA CRISTINA ALVES RIBEIRO – 1997 – 2014

MADRE KÁTIA REGIANE MASCARENHAS - 2015 - atual.

bottom of page